Tinkercad: Um Simulador Online para Arduino

A plataforma Arduino cativou uma nova geração de pessoas cuja a criatividade não tem limites e que só precisava de uma mãozinha para descobrir as possibilidades de uma área que antes só era tocada por profissionais e estudantes de eletrônica e áreas afins.

Lançado em 2003 esta plataforma nasceu de um projeto que visava criar um ambiente simples para que pessoas fora da área de engenharia pudessem criar projetos com eletrônica digital. O resultado foi um grande sucesso com uma plataforma que só cresce a cada dia com uma comunidade opensource gigante e uma quantidade de bibliotecas e soluções incontáveis.

Apresentamos o TINKERCAD ™

Para facilitar ainda mais a aprendizagem do temos hoje projeto TINKERCAD ™. Mantido atualmente pela AUTODESK ®, a mesma empresa de softwares renomados como AutoCAD, 3DS MAXe Maya, o TINKERCAD ™ surgiu como uma opção para modelagem 3D online que hoje incorpora a possibilidade de criação e simulação de circuitos eletrônicos digitais, incluindo o uso do Arduino UNO.

A plataforma online TINKERCAD ™ é gratuita e para usar basta ter uma conta da AUTODESK ®. Para criar sua conta e acessar todas as possibilidades da plataforma clique neste link e cadastre-se.

Figura 1 – Criação de circuitos no TINKERCAD ™.

Ao se cadastrar e entrar na plataforma você poderá ver uma tela similar a da Figura 1, onde temos um menu lateral esquerdo onde podemos criar os Projetos 3D, Circuits (Circuitos, ainda sem tradução no site) e Lições.

Figura 2 – Novo circuito no TINKERCAD ™.

Ainda na Figura 1 temos o menu Circuits selecionado e vamos a opção Criar novo Circuito. Ao clicar nesta opção um novo circuito é criado em sua biblioteca e você pode adicionar os elementos dispostos em uma lista que aparece no lado direito da tela, como mostra a Figura 2. Podemos observar pela figura que temos uma barra de ferramentas com opções de rotacionar e excluir componentes, exibir o código quando usamos o Arduino e simular e circuito. São diversas possibilidades de componentes desde resistores, diodos e transistores até circuitos integrados com portas lógicas, ponte-h e reguladores de tensão e o famoso 555.

Temos ainda algumas ferramentas de medição como voltímetro, amperímetro e osciloscópio e sensores de distância, temperatura, intensidade luminosa e detecção de presença entre outros.

Quer começar a aprender Arduino?

Então se você é entusiasta, profissional ou entusiasta de eletrônica e não sabe por onde começar estudar sobre Arduino usar o TINKERCAD ™ é uma opção simples e gratuita para experimentar mesmo antes de comprar a placa.

Vídeo 1 – Playlist púbica do curso Introdução à Engenharia com Arduino.

Assista à Playlist pública do curso no Vídeo 1, acima, ou neste link e conheça um pouco mais sobre o TINKERCAD ™.

Se você acredita que também vai precisar de uma mãozinha para não ficar perdido no começo, peço que dê uma olhada no meu curso Introdução à Engenharia com Arduino. É um curso introdutório voltado para quem quer começar a aprender a plataforma Arduino desde o básico, com acesso vitalício e se não estiver gostando do curso pode pedir o valor pago de volta em até 30 dias.

2 thoughts on “Tinkercad: Um Simulador Online para Arduino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.