Ferramentas de Bancada no Tinkercad – Parte 3

Continuando nossa série sobre o uso de ferramentas de bancada no Tinkercad, neste post vamos falar um pouco sobre o gerador de funções.

Conhecendo o Gerador de Funções

Talvez muitos ainda não tenham tido contato com um gerador de funções. Ele serve basicamente para gerar sinais com base em alguns parâmetros.

Esses sinais podem ser utilizados para estimular circuitos a fim de investigar o comportamento deste circuito ou identificar possíveis problemas.

Em laboratórios de cursos de engenharia o gerador de funções são utilizados para estudar diversos circuitos. Um exemplo é quando estamos estudando filtros como passa alta, passa baixa ou passa faixa. Com esse dispositivo podemos estimular o filtro com um sinal de entrada e analisar se a saída foi a desejada.

Os parâmetros disponíveis no gerador de funções do Tinkercad são:

  • Forma de onda, ou função;
  • Frequência do sinal;
  • Amplitude e
  • Deslocamento CC.

O gerador de funções do Tinkercad pode ser visto na Figura 1. Além das formas de onda, representadas pelos botões quadrados com o desenho da forma, podemos ajustar a frequência no potenciômetro (A), a amplitude no potenciômetro (B) e o a componente contínua do sinal (deslocamento CC) no potenciômetro (C).

O ajuste de frequência possibilita sinais de 1 Hz até 1 MHz. A amplitude pode variar de 0 V à 10 V, pico a pico, e por fim temos o deslocamento do sinal utilizando a componente CC.

Na Figura 1 também podemos observar que a saída do gerador de funções é obtida nos plugs vemelhor (+) e preto (-) na parte inferior do gerador.

Figura 1. Gerador de Funções do Tinkercad.

Para ter uma visualização do sinal do gerador de funções vamos utilizar o osciloscópio, ferramenta de bancada que terá foco em nosso próximo post.

Publicidade:

A seguir…

No próximo post vamos falar sobre o uso do osciloscópio no Tinkercad.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.